​Documentário “Cesária Évora” vence 12.ª edição do Prémio Sophia

PorDulcina Mendes,22 mai 2023 14:12

“Cesária Évora", da realizadora portuguesa Ana Sofia Fonseca, foi o vencedor de Melhor Documentário na 12.ª edição do Prémio Sophia, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema (APC).

A 12.ª edição dos Prémios Sophia realizou-se este domingo, 21, no Casino Estoril, em Portugal.

O documentário relata a vivência de Cesária Évora em São Vicente, a sua simplicidade, a forma como ajudava todos que batiam à sua porta, como se preocupava em dar uma vida melhor à sua família, mas também a sua relação com a bebida e o seu problema de depressão e bipolaridade.

Com imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos dos familiares, amigos de infância, músicos que trabalharam com ela, do próprio Djô da Silva, no documentário, conheceu-se a privacidade de casa para os camarins do mundo da Diva dos pés descalços que nunca abdicou da sua liberdade.

O documentário “Cesária Évora” já venceu o Prémio Público no Festival Indie Lisboa, em Maio, também foi selecção oficial no Festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, e menção especial no Festival da Cracóvia.

Realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, o documentário é dedicado à artista cabo-verdiana, falecida há 10 anos, que se tornou num dos maiores nomes da world music.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,22 mai 2023 14:12

Editado porAndre Amaral  em  23 mai 2023 14:09

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.