Reconhecido desde 2013 pelo Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, o desfile de “Kola San Jon”, promovido pela Associação Cultural Moinho da Juventude (ACMJ), é tido como uma actividade cultural importante na integração e inclusão da comunidade cabo-verdiana residente no concelho da Amadora.
O desfile, que decorreu durante toda a tarde de hoje, para celebrar em honra de São João, percorrendo as ruas do bairro ao som de batucada e dança, também foi uma oportunidade para homenagear António Rosário (Lela), fundador do grupo “Kola San Jon”.
Depois de uma paragem na casa de Lela, seguiram-se actuações de grupos de danças, partilha de cachupa e o encerramento com mais uma actuação do grupo “Kola San Jon”.
A ACMJ também tem trabalhado para que o desfile de “Kola San Jon” venha a ser reconhecido como um património cultural imaterial em Cabo Verde e no mundo, através de uma candidatura à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O “Kola San Jon” ocorre todos os anos, desde 1991, no bairro da Cova da Moura, e advém da tradição cultural cabo-verdiana, em especial das ilhas de Cabo Verde – Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.
Quando o “Kola San Jon” passou a fazer parte do Inventário do Património Cultural Imaterial de Portugal foi justificado que se “deve à importância de que se reveste esta manifestação (…) enquanto reflexo da comunidade do bairro do Alto da Cova da Moura”.