​Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebra a diáspora cabo-verdiana com acto central em Portugal

PorDulcina Mendes,4 out 2023 12:13

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se celebra a 18 de Outubro, terá, este ano, como lema "Somos Cultura" e o acto central será em Lisboa, Portugal. Informação avançada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Segundo indicou o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas a proposta do lema este ano, para a celebração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, é “Somos Cultura”, para exaltar, assim, a cultura cabo-verdiana no país e na diáspora.

“Reconhecendo a importância da nossa comunidade, homenageando aqueles que mesmo partindo rumo a outros destinos sempre têm na “terra Cabo Verde” a sua casa, dando o máximo contributo e continuando a manifestar a sua cultura lá fora, vincando nas futuras gerações o ser cabo-verdiano”, explica.

Para a celebração deste ano, sob o signo de Eugénio Tavares, patrono do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, o ponto alto do dia 18 será marcado com uma manifestação cultural em Lisboa, Portugal, com música, exposição, atribuição de medalhas de mérito para figuras e associações que tem estado a contribuir para que a nossa cultura tenha sempre presença lá onde está.

Em Cabo Verde, o mês da cultura será celebrado um pouco por todo o país com várias actividades e manifestações culturais.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas sublinha que a cultura é um dos bens mais preciosos do ser cabo-verdiano. “O ser cabo-verdiano é reconhecido por ser um ser da cultura. A música, como um dos expoentes mais fortes, mas a definição do cabo-verdiano vem desde o primórdio da sua construção enquanto povo e, a posteriori, enquanto Nação”. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,4 out 2023 12:13

Editado porSara Almeida  em  4 out 2023 13:45

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.