A programação do festival foi apresentada esta segunda-feira, 16, pelo director de produção Jailson Miranda.
Segundo disse, haverá espectáculos de oito companhias de teatro incluindo a do Fladu Fla com performance e com estreia de uma peça no último dia do festival. “A estreia já aconteceu em Portugal, e dois actores do Fladu Fla foram trabalhar neste espectáculo, com encenação da Paula Pedregal que é da companhia de Teatro de Sintra”.
O festival contará com a presença de quatro países incluindo Cabo Verde. “Vamos ter a presença de Portugal com dois grupos, Brasil com um grupo, Espanha um e Cabo Verde com dois”.
Conforme indicou Cabo Verde estará representado com um grupo da Boa Vista e um da ilha de Santiago. “Na abertura teremos a presença do grupo de Espanha. É a primeira vez que teremos um grupo de Espanha neste evento”.
Durante o festival teremos a companhia de dança Raiz di Polon, com a peça “Coração de Lavas”.
Jailson Miranda explicou que este ano limitaram o número de participação dos grupos nacionais por questões financeiras. “Além do apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas não conseguimos mais financiamento. Conseguimos parceiros, mas o festival é mais do que parcerias”.
“Temos o protocolo com o Ministério da Cultura, que dá para fazer alguma coisa, mas não muito. Precisamos da envolvência de mais parceiros. Mas é um trabalho que temos que fazer ano após anos, para garantir, pelo menos, que o festival decorra com bons número de participações”.