A celebração dos dez anos de “EVA” está marcada para 24 de Novembro no Tivoli, em Lisboa, e 06 de Dezembro na Casa da Música, no Porto, de acordo com a agência de música e comunicação Arruada, num comunicado divulgado hoje.
“Parece que foi ontem, mas já passou uma década desde que editei o álbum que me aproximou das minhas raízes. A Eva tinha 1 ano de idade quando escutou pela primeira vez um disco inspirado no seu nascimento. Agora será a própria a conduzir toda esta viagem”, escreve Dino na sua página na rede social, Facebook..
Dino D’Santiago garante que serão “duas noites únicas e especiais”, em que irá celebrar o álbum “com um olhar sobre o passado, presente e futuro” do artista.
“EVA” será apresentado na íntegra, com o músico a dar “novas roupagens” a temas como “Nos Tradison”, “Pensa na Oji”, “Ka bu Txora” e “Djonsinho Cabral”, um original dos Tubarões.
Nos dois espectáculos, será exibida, em estreia, a curta-metragem documental “Eva, onti y oji”, de Chris Costa, que “vai transportar o público para os locais e pessoas que inspiraram a criação do álbum, em 2013”.
A Arruada recorda que “EVA” é um álbum dedicado à sobrinha Eva de Dino D’Santiago, que é a personagem principal da curta-metragem.
Antes de “EVA”, em 2008, Dino D’Santiago tinha editado “Eu e os meus”, mas enquanto Dino and The Soul Motion.
Já como Dino D’Santiago, o cantor editou “Mundu Nôbu” (2018), “Kriola” (2020) e “Badiu” (2021).