XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa começa hoje na Cidade da Praia

PorDulcina Mendes,19 out 2023 10:09

O XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa começa esta quinta-feira, 19, na Cidade da Praia, com o tema “Língua Portuguesa, Expressão de Liberdade, Democracia e Desenvolvimento Municipal”. O encontro, que conta com uma homenagem a Amílcar Cabral, contará com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na sessão de abertura.

A abertura do encontro será na Biblioteca Nacional e contará com a presença do Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) – Vítor Ramalho, Presidente da EMEP – Vítor Coutinho e Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Tavares.

Em seguida, haverá apresentação do prémio de Revelação Literária UCCLA-CML: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa e mesa redonda alusiva ao centenário do seu nascimento de Amílcar Cabral.

O encerramento acontece no domingo, 22, e será presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves.

Esta edição contará com a presença dos escritores: Jacques dos Santos (Angola), André Bazzoni Bueno (Brasil) vencedor ex aequo da 8.ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa e Domício Proença Filho.

António Baptista, Fátima Fernandes, Felisberto Vieira, José António dos Reis, José Maria Semedo, Lúcia Cardoso, Madalena Neves, Odair Varela, Vera Duarte e Vlademiro Furtado (Cabo Verde); Pedro Casteleiro (Galiza); Amadú Dafé (Guiné-Bissau); Sheila Khan (Moçambique); José Pedro Castanheira, José Pires Laranjeira e Leonel Barbosa (Portugal) vencedor ex aequo da 8.ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa e Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), são outros escritores que marcaram a presença o evento.

De acordo com o programa do encontro haverá, também, visitas a escolas, ao Tarrafal e à Cidade Velha. O encontro contará com atividades como Noite Cultural de Música e Poesia e Feira do Livro, que vai decorrer no Hall de entrada do Hotel Trópico. A feira do livro contará com a participação da Biblioteca Nacional, Livraria “Pedro Cardoso”, Livraria “Nhô Eugénio”, Espaço “Neves”, “Sankofa” Editora, “Mangue” Editora e Editora “Amigos do Livro”.

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) é uma iniciativa da UCCLA e da Câmara Municipal da Praia (CMP), em parceria com a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP). 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,19 out 2023 10:09

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.