O documentário foi produzido em três municípios: Santa Cruz, São Domingos e Tarrafal de Santiago. A Cimboa é um dos instrumentos mais antigos de Cabo Verde, mas actualmente há poucas pessoas que a fabricam e a tocam.
Segundo o Instituto do Património Cultural (IPC), o documentário sobre o instrumento tradicional, Património Cultural Imaterial de Salvaguarda urgente. O documentário foi produzido pelo Instituto do Património Cultural (IPC), com o apoio do PROCULTURA PALOP-TL, um programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que tem como objectivo contribuir para a criação de emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa naqueles países.
Além da Cimboa, participa neste evento o filme “O Último Desejo do Vulcão” do cineasta cabo-verdiano Guenny Pires e “A Fita Cor-de-Rosa” realizado por Mon de Anjo.
O FESTIn é um evento que se dedica ao universo audiovisual com o objectivo primordial de promover a disseminação cultural, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa.