​Documentário “Cimboa” no FESTIn no Rio de Janeiro

PorDulcina Mendes,26 out 2023 16:44

O documentário “Cimboa”, do antropólogo visual e técnico do Instituto do Património Cultural, Carlos Barbosa está a participar no Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa “FESTIn” no Rio de Janeiro, Brasil, que decorre até o dia 29 deste mês.

O documentário foi produzido em três municípios: Santa Cruz, São Domingos e Tarrafal de Santiago. A Cimboa é um dos instrumentos mais antigos de Cabo Verde, mas actualmente há poucas pessoas que a fabricam e a tocam.

Segundo o Instituto do Património Cultural (IPC), o documentário sobre o instrumento tradicional, Património Cultural Imaterial de Salvaguarda urgente. O documentário foi produzido pelo Instituto do Património Cultural (IPC), com o apoio do PROCULTURA PALOP-TL, um programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que tem como objectivo contribuir para a criação de emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa naqueles países.

Além da Cimboa, participa neste evento o filme “O Último Desejo do Vulcão” do cineasta cabo-verdiano Guenny Pires e “A Fita Cor-de-Rosa” realizado por Mon de Anjo.

O FESTIn é um evento que se dedica ao universo audiovisual com o objectivo primordial de promover a disseminação cultural, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa.

Autoria:Dulcina Mendes,26 out 2023 16:44

Editado porAndre Amaral  em  27 out 2023 8:07