Criação do parque arqueológico subaquático na Boa Vista arranca hoje

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 nov 2023 7:46

Forte Duque de Bragança, na Boa Vista
Forte Duque de Bragança, na Boa Vista

Trabalhos de prospecção subaquática na ilha de Boa Vista começam hoje e marcam o início da criação do primeiro parque arqueológico subaquático do país, informou o Instituto do Património Cultural (IPC).

Os trabalhos vão decorrer na cidade de Sal Rei até sábado, no âmbito do projecto de Cooperação Territorial, financiado pela União Europeia no quadro do Programa Mac 2014-2020, avançou a mesma fonte, em comunicado de imprensa.

O referido projecto tem como principal objectivo a implementação de uma Rede de Parques Arqueológicos da Macaronésia, prosseguiu ainda a nota.

Realizada por consórcio de empresas de mergulho nacional e do Senegal, acompanhados por arqueólogos da Universidade Nova de Lisboa e afectos ao Escritório Regional da Unesco em Dakar, a prospecção é “o pé de saída para a criação do parque arqueológico subaquático”.

Segundo o IPC, no quadro deste programa já foram desenvolvidas várias actividades, nomeadamente acções de sensibilização e informação sobre o Património Subaquático, o inventário e catalogação dos naufrágios ocorridos em Cabo Verde, a melhoria dos espaços de interpretação como o Museu do Mar em São Vicente, o Museu de Arqueologia da Boa Vista e várias outras iniciativas.

Em Junho, o país inaugurou o Museu de Arqueologia da Boa Vista, devolvendo o espólio arqueológico à ilha onde se registaram a maioria dos naufrágios no arquipélago.

O Museu de Arqueologia da Boa Vista fica situado no antigo edifício da Alfândega Velha em Sal Rei, que foi reabilitado.

O museu contém acervos arqueológicos recolhidos na Boa Vista desde a década de 1990, ilha onde decorreram mais de 80% dos naufrágios no arquipélago e os objectos estavam expostos no Museu de Arqueologia da Praia.

Descoberta em 1480 por navegadores portugueses, a Boa Vista dista cerca de 450 quilómetros da costa africana e conheceu o seu desenvolvimento a partir do século XVII quando se percebeu a qualidade do sal ali existente, que se tornou na sua maior fonte de rendimento, atraindo empresários de vários pontos, incluindo estrangeiros.

Assim, a costa da ilha ficou também conhecida por ter sido palco de históricos naufrágios e ataques de piratas e corsários, uma vez que assumiu papel crucial na exportação de sal a partir de Cabo Verde.

Só na segunda metade do século XIX há registo de pelo menos 50 naufrágios de navios de várias nacionalidades ocorridos ao largo da Boa Vista, actualmente a segunda ilha mais turística do arquipélago - depois do Sal - onde também foi reabilitado o secular Forte Duque de Bragança, que defendia a ilha dos piratas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 nov 2023 7:46

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.