O certame, inicialmente agendado para arrancar às 22:50, registou um atraso de mais 30 minutos, por causa da ausência do público no recinto, tendo principiado depois perto da meia-noite, com a actuação de talentos locais Bitori Gaita e Pity, JK, RCC, Mano G e Swag G, que agradeceram a edilidade pela oportunidade.
Apesar do talento e “boa música”, estes artistas actuaram praticamente sem público no recinto, tendo estes lamentado a fraca assistência do público, o que os “desmotiva”, tendo este cenário mantido durante a actuação do grupo Bulimundo.
A anteceder, Titio di Belo Freire com o fenómeno “cotxi pó” fez “sacudir” o recinto, que continuava com uma presença tímida do público.
Depois das 03:00, o jovem Santa-cruzense Wilson Semedo, que lançou há um dia o single “Chocolate sem papel”, que estreia neste festival fez o público feminino cantar as suas músicas e o levou ao delírio ao som de “bem fetu pa bo” e entre outros sucessos.
Garry, que lançou a música sexta-feira,17, a música “Nta amabo” com participação do “rei do pop” cabo-verdiano Gil Semedo, Leo Pereira, Prego Prego, PCC e MC Acondize, conhecidos do público também cantaram e encantaram a “pequena enchente” do primeiro dia do Festival Nha santa Catarina 2023.
No entanto, a noite foi da artista Neyna, a única artista mulher, do cartaz do primeiro dia deste festival musical, destaque das festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do Município, que comemora 189 anos no próximo dia 25 de Novembro.
Ao som de “Akanadja”, Música Popular dos Cabo Verde Music Awards 2023, “Menina Veneno”, “Nha Mos”, “Bu ka speraba”, Neyna cativou o público, tanto masculino e feminino, aliás, o seu show foi considerado pelos festivaleiros como o “melhor” do primeiro dia.
Em declarações à imprensa, Neyna, que prometeu novos trabalhos para próximos tempos e com qualidade, congratulou-se com a recepção do público que sabia todas as suas músicas, sobretudo “bem li”, lançada há menos de duas semanas.
A artista, que promete um “EP” ou um álbum no próximo trabalho, não obstante, se sentir lisonjeada por ser a única mulher no cartaz do primeiro dia, espera que no futuro haja mais mulheres nos festivais, notando que Cabo Verde tem muitas artistas femininas com talento e que precisam de oportunidade.
Para este sábado, segundo e último dia, a partir das 22:00, vão brilhar no palco os talentos locais Boston e Fidjus de RB, Apollo G, Bedja KP, Buguin Martins, Fidjus di Code di Dona, Gama, Kinzim, Loony Johnson, Tony Fika e Yasmine.
Para assinalar as festividades da santa padroeira desse município do interior de Santiago, foi programado um leque de actividades culturais, desportivas que arrancaram desde início de Novembro, e ainda inaugurações.
As festividades, que este ano se comemoram sob lema “Nu sta djunto pa Santa Catarina” (Estamos juntos por Santa Catarina, em português), terão o seu ponto alto no dia 25, com uma procissão e missa em honra da santa padroeira, na Igreja Matriz com mesmo nome, em Cabeça Carreira.