Segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, esta Cimeira reúne líderes das áreas das artes, do património, dos meios de comunicação social, dos museus, das políticas públicas e da tecnologia, para identificar as formas como a cultura pode transformar as sociedades e as comunidades em todo o mundo, e será subordinada ao tema "Uma questão de tempo".
Nesta Cimeira da Cultura, o governante estará acompanhado da Secretária Executiva da Comissão Nacional da Unesco para Cabo Verde, Carla Palavra.
Organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, em colaboração com organizações parceiras globais, incluindo a UNESCO, o Museu e a Fundação Solomon R. Guggenheim, a Economist Impact, a Google, o Design Museum, entre outras organizações de arte, tecnologia e meios de comunicação de todo o mundo, será um fórum de troca de conhecimentos, debate e desenvolvimento de políticas sobre a cultura.
A mesma fonte indicou que o governante e presidente da CNU estará no “Diálogo Ministerial”, inaugurado pela Cimeira da Cultura 2024 com mais três homólogos.
“Esta nova e ambiciosa plataforma multilateral oferece aos Ministros da Cultura uma oportunidade única de partilharem com o ecossistema global do sector cultural e criativo reunido em Abu Dhabi as suas reflexões sobre os resultados da MONDIACULT 2022 e a forma como veem o seu trabalho a preparar o caminho para a MONDIACULT 2025”, revela.
Conforme a mesma fonte, será um diálogo, moderado pela Editora-chefe da CNN em Abu Dhabi e pivô da Connect The World, organizado em torno de dois temas a "Cultura para o desenvolvimento socioeconómico", e a "Cultura para a resiliência climática, paz e segurança".
"Uma reflexão necessária num momento em que o mundo enfrenta dois conflitos que têm trazido consequência de várias ordens. Nisto, em Abu Dhabi, os líderes presentes vão debater qual o contributo da cultura para esta mudança que estamos a verificar", acrescenta a mesma fonte.