Segundo a Câmara Municipal de Santa Cruz, este evento tem como objectivo principal homenagear e valorizar os artistas e fazedores da cultura, em especial os dos géneros musicais do Batuco, Funaná e Tabanka.
Durante três dias, de sexta a domingo, os ritmos e sons vibrantes da nossa cultura invadirão as ruas de Pedra Badejo, criando um ambiente festivo e acolhedor para todos os visitantes.
Na sexta-feira, 22, às 18h00, o palco o festival terá batuco com o artista Gil Moreira e os grupos de batuco: Raiz de São Jorge, Bem d Nos, Herança de Nos Terra, Mondon, Tradição de Terra, Mudjeres Boa Esperança, Franco Tarrafal, Fidjos Santo Amaro, Delta Cultura, 16 Estrelas, Batuquinha, Família 3 Ritmos, Efata, Raiz de Ponta Achada, Raiz de Tambarina, Nova Chama,
No sábado, 23, às 19h00, será a vez de funaná invadir o palco com actuação de Nato Simas e Banda, Quarteto Ano Nobo +1, Grupo Lopes, Bedja KP, Xibiote, Bino Rabenta, Tino de Saltos, Benvas D`Strong, Zé Txus, Santos Nhu Preto, Vovó de Ponta Achada, Suzy, Rosy Ramos, Vânia, Fidjus Sema Lopi e Daniel de Ponta Achada.
No Domingo, 24, haverá desfile da tabanca de Assomada, Praia, Santa Cruz e Cidade Velha, com início às 10h00.
A mesma fonte frisou que este festival é uma oportunidade única para apreciar e celebrar a riqueza da música tradicional cabo-verdiana, uma herança cultural que nos enche de orgulho.
A Câmara Municipal de Santa Cruz sublinhou que está empenhada em promover e preservar a cultura tradicional cabo-verdiana, pois reconhece o seu valor como património imaterial e fonte de identidade para a comunidade. “E o `1 Concelho 3 Ritmos` é uma das várias iniciativas que demonstram esse compromisso e que contribuem para fortalecer a nossa herança cultural”.