Organizado pelo Consulado Honorário da República de Cabo Verde na Região Autónoma da Madeira e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, o evento conta com a parceria da Associação de Promoção da Macaronésia (APMM).
Segundo uma nota da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, este evento cultural decorrerá no coração do Funchal, tendo o início no dia 10 de Abril, às 15:00 com a exposição inaugural "Entre Ilhas – Narrativas Plásticas e Visuais de Cabo Verde".
“A exposição contará com obras de 23 artistas, que celebram a diversidade e riqueza da cultura cabo-verdiana, criando pontes entre as ilhas do arquipélago e o mundo. O festival convida ao diálogo intercultural e enaltece a língua portuguesa como um laço de expressão cultural comum”, realça.
Segue-se uma ode musical ao Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, a Morna, interpretada pela cantora Maria Alice e pelo pianista Humberto Ramos. O dia encerra-se com uma experiência gastronómica autêntica, orquestrada pelo Chef Elson da Luz.
Conforme a mesma fonte, no decurso do festival, será acolhido um conjunto de iniciativas literárias, destacando-se o workshop "Liberta o Escritor que há em ti" por João Manuel Ribeiro e lançamentos literários pela professora Manuela Vieira.
“Enfatiza-se igualmente a inclusão de um programa educativo, de 6 a 10 de Maio, que convida participantes a pintar ao som das harmonias da Morna, proporcionando um enriquecimento cultural e educativo”, realça.
No dia 8 de Junho, está agendado o lançamento do livro “Maria Campinas, a menina que veio das estrelas”, da professora Manuela Vieira. Entrega das telas pintadas pelas crianças e encerramento do festival.
A organização espera que o público participe nesta celebração que irá explorar as muitas faces da identidade cabo-verdiana.