A 10.ª edição do Sodad, Festival d’Morna contará com actuação de Nancy Vieira, Ineida Moniz, Palinh Vieira, Leontina Fortes, Homero Delgado, Lucelina Martins, Adão Ramos, Dany Lopes, Emely Évora Lopes, Octavio Nascimento, José Carlos Freire, Carla Lima, Voginha, Debora Oliveira.
Estará ainda no palco do evento Jocy Furtado, Erica Oliveira, Thomas Dos Santos, Braz Soares, Da Paz, Patu de Praia Branca, Nadir Brito, Marlene Tomé, Tomás Delgado, Didi Rodrigues, Diolindo Cosme, Caty Rosário, Marly Soares, João Eugénio, José Cabral, Gut Matias, Egídio Brito, Nais Socol e Papi Tavares.
Segundo uma nota da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, nesta edição vão prestar homenagem a título póstumo, ao exímio instrumentista Matias Santos Vieira, pai dos Conceituados artistas Paulino Vieira e Toi Vieira, em reconhecimento ao seu contributo para a música e a cultura da ilha e do país.
Sodad, Festival d’Morna é uma iniciativa da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau. O evento que já vai na sua 10.ª edição, tem como propósito promover a nossa cultura, a ilha e a música “Sodade”, por entender que a Cultura é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento e crescimento local.
Para além do festival, a autarquia vai realizar um leque de actividades como a Caminhada e a habitual conferência. A caminhada denominada “Caminhada d’Sodade”, aconteceu no dia 06 deste mês.
Para esta quinta-feira, 11, a autarquia dará as boas-vindas aos artistas que vão participar no certame e a seguir será realizada uma serenata pelas artérias da cidade do Tarrafal.
Na sexta-feira, 12, será introduzida uma nova Pedra, à frente da Casa da Morna, com o nome Morgadinho, no passeio artístico na vila de Praia Branca, depois acontece a habitual conferência, que está dividida em dois painéis.
O primeiro painel tem como tema, “Cultura como Fator de Desenvolvimento Social", que estará a cargo do vereador da cultura da Ribeira Brava, professor Osvaldo Fonseca.
Por seu lado, Carla Indira Semedo, diretora do Património Imaterial, fará a apresentação do segundo painel “Música como Património Cultural”. Ambos os painéis serão moderados pelo historiador, professor Baltazar Neves.
O programa encerra no dia 17, no Cimentinho, Cidade do Tarrafal, com o concerto “Fado e Morna” da fadista portuguesa Cuca Roseta.
Orçado em dois milhões de escudos, o evento conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Ministério do Turismo e Transportes.
Sodad, Festival d’Morna tem como parceiros Câmara Municipal do Sal, Câmara Municipal de São Vicente, Câmara Municipal da Ribeira Brava, Câmara Municipal da Boavista, Câmara Municipal da Praia, Câmara Municipal de Tarrafal de Santiago, Gualgom, Electra, IPC, Delegacia Saúde do Tarrafal SN, Polícia Nacional, Sodad FM, Bar Restaurante Golfinho, Água d ́Torno e Cruz Vermelha, Trapiche do Senhor Avelino, Minimercado Almeida e Graça, Rotcha Scribida.