Segundo o MCIC, numa publicação na rede social, Facebook, este apoio financeiro carrega consigo, também, o peso da promoção da Morna – Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2019, das composições que elevam a alma dos cabo-verdianos no país e além-fronteiras, dos nomes sonantes e emergentes da morna, da Praia Branca onde foi instalada o primeiro Centro Interpretativo da Morna do mundo.
A 10.ª edição o “SODAD - Festival d'Morna” vai levar para Tarrafal de São Nicolau várias vozes da morna para elevar esta que é a alma do povo de Cabo Verde e que também está inscrita na alma da humanidade.
Organizado pela Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, o evento contará com a participação de artistas residentes nas ilhas do Sal, Boa Vista, Santiago, São Vicente, Santiago, São Nicolau, e da diáspora, com destaque para a cantora Nancy Vieira.
O festival, este ano, presta homenagem, a título póstumo, ao instrumentista Matias Santos Vieira, pai dos Conceituados artistas Paulino Vieira e Toi Vieira, em reconhecimento ao seu contributo para a música e a cultura da ilha e do país.
O evento que já vai na X edição, pretende promover a cultura cabo-verdiana, a ilha e a música “Sodade”, por entender que a cultura é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento e crescimento local.
Para além do festival, a autarquia está a realizar um leque de actividades como a Caminhada e a habitual conferência.