Djodje diz que tem muito caminho para trilhar principalmente a nível internacional

PorDulcina Mendes,26 jul 2024 13:55

O artista cabo-verdiano, Djodje, lançou, em Maio deste ano, o seu primeiro EP (Extended Play) intitulado “Elements”, formado por quatro temas que fazem parte da essência dos elementos fundamentais: Fogo, Ar, Terra e Água. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Djodje falou do seu primeiro EP e um pouco daquilo que tem sido a sua carreira artística. Djodje está por esses dias na Praia para gravar o próximo trabalho discográfico.

Natural da Cidade da Praia, Fernando Jorge Marta Silva, carinhosamente conhecido por Djodje, foi rodeado pela música desde a maia tenra idade.

A sua infância foi imensamente influenciada pelo ambiente musical, onde o talento e a paixão pela arte fluíam através das gerações da sua família, estabelecendo assim, as suas raízes firmes na música.

Explorando e mesclando habilmente ritmos tradicionais de Cabo Verde, como a Coladeira, o Batuque e Funaná, com elementos contemporâneos do Kizomba, da Pop, R&B e música eletrônica, Djodje formou um som que é simultaneamente autêntico e universal.

A sua música fala não só aos corações dos cabo-verdianos, mas também ressoa poderosamente através das fronteiras, conectando pessoas de diversas culturas e contextos.

Num olhar para o futuro, enquanto se baseia nos pilares da tradição e da inovação, Djodje continua a explorar, criar e conectar, escrevendo a sua história numa pauta global, sem nunca esquecer as melodiosas linhas da casa que sempre o definiram.

Aos 32 anos de idade, Djodje completou 20 anos de carreira e celebrou a data com o álbum “Mininu di Oru”.

EP

Sobre o lançamento do EP e não do disco, Djodje explica que gosta de experimentar coisas novas. “Eu gosto de experimentar coisas novas e, na verdade, nunca tinha lançado um EP, então decidi lançar um EP e sinto que nesta fase da minha carreira faz mais sentido do que um disco”.

O artista confidencia que o EP representa acima de tudo os seus elementos fundamentais a nível musical, principalmente as suas influências como o R&B, Kizomba, sem esquecer do toque Kriolo que nunca pode faltar.

Djodje disse que neste momento está focado no EP, na sua promoção e em fazer as músicas atingirem o seu máximo potencial.

Neste sentido, o artista promete que estará no país para um concerto, para apresentar os seus trabalhos discográficos.

Questionado sobre qual é o segredo para todo o sucesso que tem tido, Djodje diz acreditar que tudo é resultado de muito trabalho. “Mas acredito que quando fazemos algo com o coração e somos verdadeiros o universo NOS abençoa”.

Desafios

Djodje considera que os desafios no mundo da música são constantes, quer para quem está a começar ou para quem já está no mercado há mais tempo. “Para um artista que já tem um histórico de sucesso acho que o maior desafio é não ficar refém dos sucessos do passado e aproveitar a viagem com gratidão”.

O artista realça que ainda lhe faltam muitas coisas para realizar no mundo da música. “Tanta coisa, ainda há muito caminho para trilhar, principalmente a nível internacional”.

Além do trabalho a solo, Djodje tem um projecto com o artista, compositor e produtor Nelson Freitas intitulado “Kriol Kings”, um concerto com os seus sucessos. O concerto já esteve em alguns países como Cabo Verde, Portugal, Estados Unidos da América e França.

Djodje tem feito parcerias com vários artistas nacionais e internacionais. “Há muitos artistas com quem gostaria de trabalhar, sei que o seu tempo irá se concretizar se tiver que ser”.

Carreira

Djodje sente-se abençoado e com energias renovadas. “Parece que a minha carreira ainda está no início, mas com toda a experiência de quem já está na estrada há 20 anos”.

Para já, o artista tem agendado um show com a sua banda no dia 12 de Outubro, no Manchester Academy, Inglaterra. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1182 de 24 de Julho de 2024.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,26 jul 2024 13:55

Editado porAndre Amaral  em  27 jul 2024 8:06

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.