A longa-metragem conta a história de dois jovens que se apaixonam na ilha, mas descobrem um segredo familiar que ameaça o relacionamento.
Em entrevista à Inforpress, o fundador e presidente da TVA, Saulo Montrond, explicou que o filme foi dirigido pela escritora e realizadora californiana Sarah Grace, que também escreveu o roteiro e actua como protagonista.
Conforme o presidente da TVA, a ideia para o filme surgiu logo após a pandemia de COVID-19, quando Sarah Grace o procurou com a proposta de uma colaboração. A partir do roteiro enviado por Sarah, a TVA decidiu abraçar o projecto.
“Sarah Grace tem experiência em cinema e televisão e já trabalhou com grandes nomes da indústria, como Jamie Foxx, Beyoncé e Snoop Dogg, trouxe seu talento e ‘know-how’ para a produção de ‘Sodade’", salientou.
A partir deste ano, a TVA passa a investir na produção de ficção, além do entretenimento e informação que já oferece, e o filme ‘Sodade’ marca o início dessa nova fase da emissora, segundo Saulo Montrond.
Com cerca de duas horas de duração, o filme vai ser disponibilizado em plataformas digitais como Amazon Prime e Hulu, e há planos para incluir a obra na Netflix.
As filmagens começaram há quase três anos e enfrentaram diversos desafios, sobretudo financeiros, e logísticos.
O custo total para produção do filme ultrapassou 40 mil dólares.
Além de “Sodade”, a TVA já está planeando a produção de sua primeira série televisiva, intitulada ‘Nha Kretxeu’, voltada para o público jovem cabo-verdiano.
A série, que será produzida inteiramente em Cabo Verde, terá várias temporadas e começará a ser filmada ainda este ano.
O lançamento de “Sodade” representa um marco na história da TVA, que pretende continuar a investir em produções de ficção, expandindo sua presença no mercado audiovisual tanto em Cabo Verde quanto internacionalmente.