“Após a estreia em Cabo Verde e nos Estados Unidos da América, ´Sodade´ terá agora uma nova fase de reconhecimento ao conquistar o circuito comercial em Portugal, onde será exibido nos cinemas a partir do dia 28 deste mês”, informa a TVA .
Mas a antestreia oficial está marcada para o dia 27 deste mês, na sala de cinema do El Corte Inglés em Lisboa (Portugal).
Segundo a mesma fonte, este feito marca um importante avanço para o cinema nacional, tornando “Sodade”, “o primeiro filme cabo-verdiano a ser distribuído comercialmente em salas de cinema em Portugal e em outros territórios internacionais”.
Conforme a TVA, o filme também foi seleccionado para o Festival Internacional de Cinema de Abuja, onde recebeu duas nomeações, incluindo Melhor Trilha Sonora. “Este reconhecimento em festivais internacionais sublinha a qualidade da produção e a importância do filme como uma obra cultural de peso”.
Com a realização e roteiro da cabo-verdiana Sarah Grace, que vive nos Estados Unidos há mais de 15 anos, o filme explora temas profundos como amor, traição e ódio, através da história de personagens que vivem os desafios e dilemas da diáspora.
Filmado nas belas e impactantes paisagens vulcânicas da ilha do Fogo, “Sodade” destaca-se pela sua cinematografia impressionante e por captar a essência da cultura e do espírito cabo-verdianos.