Maio: Festival Bixirotxa homenageia Tibau com dois dias de música

PorDulcina Mendes,2 set 2024 9:03

A 17ª edição do Festival Bixirotxa que acontece nos dias 6 e 7 de Setembro, vai homenagear o músico, instrumentista e compositor maiense Tibau Tavares com dois dias de muita música. Este festival está enquadrado nas festividades de Nossa Senhora da Luz, padroeira do município.  

Depois de ter actuado na 13ª edição do Kriol Jazz Festival que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de Abril, na Cidade da Praia, Tibau Tavares, além de receber a homenagem no festival da sua ilha natal, estará no palco, com a sua banda para abrilhantar mais uma festa da música.

Numa conversa com o Expresso das Ilhas, Tibau Tavares disse que esta homenagem é merecida, pelo contributo que tem dado à música e à cultura cabo-verdiana.

Além de Tibau Tavares, o festival contará com actuações de MC Acondizé, Dynamo, Hélio Batalha, Grace Évora, Neyna, Indira Rocha, Titio de Belo Freire e Kamoka e Nito Baza Lumi.

O certame contará ainda com a presença de alguns artistas maiense como Ivânio Monteiro, Nereida Lopes, Alessandra Anes – Ru8y, André Silva, Ineuse Ribeiro, Danny – Voz de Mágua e DJ Chephe.

Homenageado

Glaucia Nogueira, no seu Museu Virtual – Cabo Verde & a Música, escreve que Tibau Tavares fez-se notar como compositor nos anos 2000 fornecendo músicas para intérpretes como Lura, Gabriela Mendes, Isa Pereira, Zizi Vaz e Teté Alhinho.

Mas antes disso, já tinha tido temas seus gravados por Kinzinho Barros, em 1998, na Holanda. Nas suas composições, percorre o diversificado leque de géneros musicais de Cabo Verde, como mornas, coladeiras, mazurcas e batuque.

Em 2002 participou, a interpretar um dos seus temas, no CD Cap Vers les autres.

Em 2013, gravou o seu primeiro álbum como intérprete, com o grupo alemão Pupkulies, cuja vocalista é Rebecca. Daí o título do álbum “Pupkulies & Rebecca Play Tibau”.

Em 2017, Tibau foi o compositor do tema “Wonderful Africa”, interpretado por vários artistas, que ficou com registo do 29º Festival Internacional da África em Wurzburg (Alemanha).

Entre 1990 e 1995, Tibau participou no grupo Os Maienses, que tocava em bailes locais, e para o qual compôs vários temas.

As suas actividades ligadas à música começaram bem cedo, por volta dos sete anos, em actividades na igreja e na OPAD-CV. Quando veio para a Praia continuar os estudos, frequentou aulas de música com o professor Kubala, num curso que havia então no gimnodesportivo.

Nessa altura conviveu com Orlando Pantera, enquanto colegas no liceu, e em 1997 ambos foram a Portugal integrados no espectáculo Dança Cabo Verde, da coreógrafa Clara Andermatt.

Tibau Tavares lançou em Agosto do ano passado (2023), na plataforma digital Spotify, o seu novo álbum a solo intitulado “Munganga”, composto por 12 faixas musicais. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1187 de 28 de Agosto de 2024.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,2 set 2024 9:03

Editado porAndre Amaral  em  3 set 2024 8:41

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.