Segundo uma nota da SCM, esta edição contou com o maior número de votos através do Portal de Autores e Artistas, nas categorias de Melhor Música Tradicional e Clássica e Melhor Música Urbana e Moderna. Premiou ainda "Utilizadores Guardiões, que são um exemplo no pagamento do Direitos Autorais em Cabo Verde e são Copyright Friendly" e houve ainda os Prémios Carreira, com dois homenageados , eleitos na Assembleia Geral da SCM.
A obra musical vencedora na Categoria de Melhor Música Tradicional e Clássica, na vertente Tradicional Moderna, foi “Mosca Estronhe”, interpretada por Cremilda Medina.
Na categoria de Melhor Música Tradicional e Clássica, Cremilda Medina foi a vencedora da melhor intérprete e Manuel de Novas arrebatou dois troféus, ao ter sido eleito o Melhor Autor e Compositor. Nando Fernandes também arrebatou dois troféus, enquanto Melhor Arranjador e Produtor Fonográfico.
Na Categoria de Melhor Música Urbana e Moderna, a obra musical “Bu ka Xinti”, interpretada pelo Buguin Martins e Tony Fika foi a vencedora da noite nesta categoria.
Os vencedores de Melhores Intérpretes nesta categoria, foram Buguin e Tony Fica. Buguin arrebatou mais dois prémios enquanto Melhor Autor e Melhor Compositor, e o Eddi Beatz arrebatou dois prémios enquanto Melhor Arranjor e Melhor Produtor Fonográfico.
Na Categoria de Utilizador Guardião, os vencedores foram o Hotel Praia Mar, que conquistou o prémio de Melhor Utilizador Guardião Permanente e o Brugil Eventos que conquistou o prémio de Melhor Utilizador Guardião Pontual, enquanto utilizadores Copyright Friendly's, que exercem as suas actividades com respeito pelos direitos autorais, respeitando a lei que obriga o pagamento dos Direitos de Autor.
Nesta noite foram homenageados com Prémio Carreira Rufino Almeida, mais conhecido por Baú, e Ney Fernandes.
A gala contou ainda com animação dos vencedores desta edição do Prémio SCM e com os artistas Nildson Lila, Benvas Di Strong, Clovis Davero, Grupo Batucadeiras, Mocinhos di Interior, Leo Pereira, Ineida Moniz, Sidu, Marinu, Marcia Cruz, Lavvy e Ceuzany.