Segundo a mesma fonte, a 5ª edição DjârFogo International Film Festival vai ter lugar nos dias 3 a 8 de Novembro, nas ilhas de Santiago e do Fogo. A ilha do Sal vai receber o festival de 3 a 5 de Julho. Já nos dias 10 a 12 de Setembro será a vez da Guiné-Bissau acolher o festival.
A organização informa que a 5ª edição do DIFF vai celebrar os 50 anos da independência e a identidade de Cabo Verde, “um símbolo de resiliência, unidade e orgulho cultural”.
“Pela primeira vez, o DIFF se estender-se-á à nossa nação irmã, Guiné-Bissau, ressaltando nosso compromisso com a inclusão, a criatividade e o diálogo transfronteiriço”, lê-se na nota.
Além disso, a organização disse que está ansiosa para lançar o Africa Film Lab/Filmmaking Mentorship – Hands-On. “Esta iniciativa é de uma equipa de jovens cineastas com ferramentas, mentoria e experiência prática, promovendo um futuro mais brilhante em narrativa e mudança social”.
“Anos atrás, em Cabo Verde, surgiu uma visão: usar o cinema para conectar corações, acender inspiração e impulsionar mudanças. Essa visão deu origem ao DjârFogo International Film Festival (DIFF), celebrando a narrativa e a cultura globais”, aponta.
O DIFF é um festival de cinema criado pela Txan Film, uma produtora independente dirigida pelo cineasta cabo-verdiano Guenny Pires, que reside nos Estados Unidos da América.