Numa nota enviada, a ACACV explica que o concurso visa criar olhares diferenciados no respeitante às causas e consequências da mudança climática e o papel da sociedade em todo o processo da acção climática.
O concurso decorre de 26 de Janeiro (Dia Mundial da Educação Ambiental) a 12 de Outubro (Dia Mundial para a Prevenção de Desastres Naturais e Dia do Mar) do ano de 2025.
O concurso está aberto às seguintes categorias: Categoria Independente; Categoria Universitária; Categoria Ensino Secundário.
A categoria independente inclui munícipes, associações e Fundações. A categoria Universitária inclui estudantes universitários, professores e universidades. A categoria Ensino Secundário inclui Escolas, Alunos e Professores do nível secundário.
O concurso é restrito aos nacionais cabo-verdianos ou estrangeiros com residência em Cabo Verde.
O concurso de produção de filmes “Nha Cidade, Nha Filme” é dividido em três fases: A primeira fase é de inscrição dos filmes através do endereço electrónico acinemavcv@gmail.com e publicitada pela organização, até 23h59 do dia 28 de Setembro de 2025. A segunda fase é de votação dos filmes online, na plataforma indicada e publicada pela organização, para selecção de nove filmes por cada categoria de 03 a 13 de Outubro, até às 00:00 Horas. A terceira fase é de análise e classificação por parte de equipa de Jurados dos nove filmes mais votados online de cada escalão, de 18 a 28 de Outubro de 2025.
Os filmes vencedores serão enquadrados automaticamente na Mostra de Filmes para Acção Climática do Atlântico. Os vencedores serão conhecidos no dia 31 de Outubro, Dia Mundial das Cidades.