Numa nota enviada, o Ministério da Cultura refere que o projecto de valorização dos Faróis de Cabo Verde visa promover a reabilitação e potencialização de oito Faróis Históricos, conservando a sua integridade enquanto elemento patrimonial e de segurança marítima, promover a sua integração no roteiro turístico cultural nacional, através da criação de espaços de interpretação, melhorar o acesso, sinalização e a agregação de novos serviços ao nível de espaços de lazer e contemplação.
Segundo a mesma fonte, o projecto de valorização dos Faróis de Cabo Verde é financiado pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento (AECID).
A reabilitação dos faróis, conforme a mesma fonte, resulta de um protocolo assinado pelo Ministério do Mar, através do Instituto Marítimo Portuário e o MCIC, através do Instituto do Património Cultural.
Para o Ministério da Cultura, os faróis seleccionados representam marcos históricos importantes que testemunharam séculos de navegação e actividade marítima. “O objectivo principal do projecto é preservar a rica história marítima do país, promovendo a diversificação dos pontos de interesse turístico e está a cargo do Instituto do Património Cultural”.