Numa nota enviada, a organização informa que a revelação dos artistas e produções que concorrem às diferentes categorias dos CVMA 2025 contará com a presença de figuras de destaque da indústria musical, representantes da cultura cabo-verdiana, membros da Academia CVMA e comunicação social.
Durante o evento, serão ainda partilhadas novidades sobre a gala deste ano, que acontece no dia 7 de Junho.
A organização explica que a escolha de Lisboa para esta apresentação reflecte a forte ligação da diáspora cabo-verdiana com a música e a cultura do país, destacando o papel da capital portuguesa como um dos principais pólos de difusão das sonoridades cabo-verdianas no mundo.
A selecção dos nomeados, conforme a mesma fonte, resulta de um longo e exigente processo de votação da Academia CVMA, composta por mais de 30 elementos nacionais e estrangeiros com profundos conhecimentos da indústria e da criação musical.
Da Academia CVMA fazem parte produtores, agentes, empresários, jornalistas, músicos, especialistas em direitos de autor, DJs e animadores de rádio.
Este ano, a organização sublinha que através do parceiro tecnológico dos CVMA, o PAGALI, disponibilizou aos membros da Academia uma plataforma digital que permite registar os votos de todos os elementos e apresentar os resultados em tempo real.
Este ano estarão 19 categorias a concurso. "Das 17 do ano passado a Academia entendeu acrescentar duas novas categorias: Batuku do Ano e Kotxi Pó do Ano".
Recordamos que as categorias consideradas anualmente têm em conta o nível de produção e também os estilos musicais que vão surgindo e se implementando no panorama cultural, tendo em conta o próprio dinamismo da criação artística.
A apresentação dos nomeados é aberta ao público e resulta de uma parceria entre os Cabo Verde Music Awards e o Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa.
Os Cabo Verde Music Awards são a premiação oficial da música cabo-verdiana, reconhecendo anualmente os talentos que se destacam no sector.
Desde a sua criação, em 2011, o evento tem promovido e enaltecido a música de Cabo Verde, servindo como plataforma de visibilidade e reconhecimento para artistas dentro e fora do país.