Numa nota enviada, à Associação Regional de Santiago Sul de Boxe explica que o evento visa destacar a força das mulheres no boxe, incentivar a participação feminina e homenagear 10 pugilistas que fizeram história, incluindo a campeã africana Nancy Moreira.
A mesma fonte avisa que o torneio tem como objectivo principal inspirar uma nova geração de atletas femininas, oferecendo-lhes uma plataforma para mostrarem as suas habilidades e provarem que o boxe é, mais do que nunca, um espaço de empoderamento e superação para as mulheres.
“Num momento em que o desporto feminino enfrenta desafios para se afirmar, a Associação Regional de Santiago Sul de Boxe assume a liderança, reafirmando o seu compromisso com a inclusão e o reconhecimento do papel transformador das mulheres no pugilismo”, destaca.
Conforme a mesma fonte, o Torneio “Guerreiras no Ringue” não é apenas uma competição, mas uma poderosa declaração de que o futuro do boxe também se escreve no feminino.
Homenagem
No âmbito do evento, a associação prestará uma homenagem especial a 10 pugilistas que, com dedicação e paixão, deixaram a sua marca no desporto, entre as homenageadas destaca-se a campeã africana Nancy Moreira, um ícone do boxe cabo-verdiano e exemplo vivo de resiliência e excelência.
“Nancy, que tem inspirado atletas em todo o continente com as suas conquistas, será celebrada ao lado de outras nove mulheres que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o fortalecimento do boxe feminino na região e além”, salienta.