Segundo uma nota enviada, a exposição é o resultado da residência criativa Fish Waste to Art, promovida, no âmbito do projecto ELEVATE (Fish Waste to Fashion) da FAO.
Pelo que durante a residência, 15 artesãs e artesãos de diferentes ilhas trabalharam com couro de pele de peixe produzido por uma cooperativa de mulheres de Achada Grande, cidade da Praia.
Coordenada pelos designers brasileiros Renato Imbroisi e Cristiana Barretto, a iniciativa proporcionou troca de experiências, capacitação técnica e aprimoramento de técnicas artesanais, utilizando essa matéria-prima na confecção de artesanato e itens de moda.
O projecto Fish Waste to Fashion, implementado pela FAO, promove a bioeconomia circular ao transformar peles de peixe descartadas em couro sustentável, criando valor a partir de resíduos.
A mesma fonte frisou que para além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, o projecto impulsiona a economia local e fortalece a participação feminina em cadeias produtivas inovadoras.
Organizada pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Cabo Verde, a exposição reflecte esta jornada criativa, destacando a fusão entre arte, sustentabilidade e tradição artesanal cabo-verdiana.