Danny Spínola fez esta afirmação esta sexta-feira, no âmbito do protocolo que assinou com a companhia de teatro Fladu Fla, no valor de 350 contos.
“Estamos de braço aberta para receber quem quer estar connosco, porque estamos aqui para servir autores e artistas, para lhes dar os seus direitos e possibilidade de se sentirem confortados e motivados e para criarem cada vez mais”, destaca.
Neste sentido, disse que já lançou concurso de fotografias para incentivar os fotógrafos, para estarem na SOCA e a receberem os seus direitos.
Danny Spínola afirma que só ano passado, distribuímos 14 mil contos de direitos de autor, a cerca de 30 músicos, oito na área de literatura e para quadros que compraram.
“Distribuímos 14 mil contos, ano passado. Começamos a fazer a distribuição de direitos de autor desde. São cerca de 30 mil contos, que já distribuímos desde 2018 até agora", frisa.
O presidente da SOCA conta que a primeira distribuição aconteceu em Março de 2018, onde foi realizada uma gala. “Então foi um momento alto, onde nós fizemos uma grande distribuição de direitos de autor, e desde lá não paramos, continuamos a fazer todo o ano”.
Danny Spínola destaca que por ano realizam mais de 10 actividades, “sempre realizamos grandes galas, distribuição de direitos de autor. Nós realizamos galas, não só em Cabo Verde, mas também na Diáspora”.
“Já fomos para Portugal três vezes, já realizamos a Semana de Arte Integrada, a Semana de Cultura, Exposição de Pintura e de Livros, Feiras de Livros com preço especial, homenagens para escritores e para músicos e entrega de direitos”, aponta.
Além de Portugal, Danny Spínola anuncia que já estiveram no Luxemburgo, onde fizeram a distribuição de direitos para artistas que vivem na França, na Holanda, na Suíça e na Bélgica. “Estivemos três vezes nos Estados Unidos, onde nós fizemos distribuição de direitos e homenagem”.
Spínola avisa que a SOCA tem a compilação de 14 números da revista SOCA Magazine. “Nós compilamos em três volumes de 300 páginas cada, portanto, 900 páginas de uma revista que divulga a nossa cultura. Na revista temos textos fundamentais sobre literatura, música, teatro, as homenagens e artes práticas também”.