Na 11ª edição do AME, vários artistas estão a dar voz às composições da banda. A cantora Eliana Rosa interpretou temas como Manga d’terra (Luís Firmino) e Grandeza (Luís Firmino / Henrique Silva). A artista também apresentou Morabeza em Pessoa (Luís Firmino), Abernúncia e Reboliçe na Rebolêra, ambas assinadas por Henrique Silva e Eliana Rosa.
Yacine Rosa também levou ao palco do AME a canção Bo Contradança (Luís Firmino / Henrique Silva), enquanto o músico Zulu interpretou Amor di Pretu, uma composição conjunta com Henrique Silva.
Na 14ª edição do Kriol Jazz Festival, é a vez da cantora Nancy Vieira homenagear o talento da dupla com interpretações de temas como Nôve kretxêu e Catá Bórre, ambos da autoria de Luís Firmino.
Com um repertório que mistura tradição e inovação, Acácia Maior tem procurado o seu espaço na cena musical cabo-verdiana, com as suas composições. A forte presença das suas obras nestes dois palcos é mais uma prova do reconhecimento do trabalho desenvolvido por Henrique Silva e Luís Firmino.
Segundo Luís Firmino, este destaque em dois eventos desta dimensão deixa a banda muito satisfeita. “Mesmo que não estejamos a atuar nos eventos, estamos a ver que a nossa música está a ser bem representada por artistas como Eliana Rosa, Yacine Rosa e Nancy Vieira. Todos cantam as nossas composições, por isso estamos muito felizes”, afirmou.
Firmino destaca ainda que ser tocado em Cabo Verde é, por si só, uma grande conquista para a banda. “Queremos muito apresentar o nosso trabalho em Cabo Verde, mas ver que estamos a ser representados já é uma porta que se está a abrir para nós”.
Luís Firmino avisa que estará no sábado, 12, no palco do Kriol Jazz Festival com a cantora Nancy Vieira, para apresentar alguns temas da banda.