Esta edição contará com a actuaçao de Fábio Ramos, Maninho Almeida, Adao Ramos, Ailton Delgado, Lucelina Martins, Homero Delgado, Luis Rocha, Virginia Rocha, Bras Soares, Titiana Fortes, Jocel Mendes, George Tavares, Lucy Vera Soares, Ruana Lopes, Armindo Basilio, grupo Acústico Santo Crucifixo e Escola Projecto Crescimento Integrante.
Esses artistas terão como banda suporte Carlos Cabral, Katuk, Deiri D´Fusao, Rudi Fonseca e Flávio Brito.
Em conferência de imprensa, realizada na tarde desta quinta-feira, 10, o presidente da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, Neivo Araújo, fez a antevisão da edição 2025 do Sodad – Festival de Mornas.
Neivo Araújo disse que o festival traz algumas novidades como a alteração do horário do festival que vai acontecer entre as 20h00 e a 01h00 da madrugada.
O autarca destaca a participação de 16 grupos e artistas provenientes da Ribeira Grande de Santo Antão, de São Vicente, do Sal, da Praia, de Santa Catarina de Santiago e de São Nicolau.
"Outra grande novidade é a Serenata da Morna, que este ano contará com duas edições esta noite a primeira, em Praia Branca, com percurso desde o Polivalente até à Casa da Morna, e a segunda, entre Scada e Cimentinho, na cidade do Tarrafal. Ambas as serenatas terão a participação dos artistas convidados do festival”, garantiu.
Esta é a primeira edição do Sodad – Festival de Mornas sob a actual administração municipal, com um orçamento de dois mil contos, financiado pela Câmara Municipal do Tarrafal, com o apoio dos parceiros, nomeadamente o Governo, a Alou, e as Câmaras Municipais que participam com delegações neste festival.
O Presidente garante que a organização do certame que está a cargo da Câmara Municipal quer proporcionar um ambiente acolhedor e familiar.
“E um festival onde as famílias possam estar presentes, partilhar bons momentos e conviver num espírito de amizade, intercâmbio cultural e celebração da nossa música. Será um espaço de encontro entre artistas e público, entre tradição e renovação”, revela.
Neivo Araújo informa que para além do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, que representa o Governo nesta edição temática, estão também confirmadas as presenças dos presidentes das Câmaras Municipais da Ribeira Grande de Santo Antão; da Ribeira Brava de São Nicolau e do Sal, bem como da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Sal.
Quanto ao festival em si, apelou ao envolvimento de toda a população do Município do Tarrafal de São Nicolau e da própria ilha no festival, desejando que todos possam “participar, conviver e celebrar” este grande festival de mornas.