A cerimônia terá lugar no Centro Cultural Cidade Velha, pelas 10 horas.
Segundo uma nota da Presidência da República, a iniciativa é da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago que visa celebrar a memória da passagem de Elcano, ocorrida a 10 de Julho de 1522, durante a etapa final da primeira circum-navegação marítima do globo terrestre.
A primeira viagem marítima ao redor do mundo, recorde-se, foi um momento histórico e veio a consolidar a confirmação da esfericidade da Terra e a percepção da ligação entre os oceanos, marcando um importante capítulo na era moderna.
A mesma fonte explica que além de exaltar a relevância mundial deste acontecimento, o projecto tem como objectivo destacar o papel histórico da cidade de Ribeira Grande enquanto ponto de contato entre culturas e interface de trocas, materiais e imateriais.
Na qualidade de Champion da Preservação do Património Natural e Cultural junto da União Africana, José Maria Neves junta-se à celebração para reforçar o compromisso com a valorização do nosso património histórico e cultural.
A recriação propriamente dita será realizada no final de Setembro, coincidindo com as celebrações do Dia Mundial do Turismo e culminando numa Jornada Científica sobre o legado histórico da Primeira Circum-navegação.