“O prémio garanto que sai ainda hoje. A Câmara vai pagar, só em prémios, dois mil contos. Já batemos recordes no que diz respeito à atribuição de prémios e subsídios para a realização do Carnaval na Praia”, afirmou Jorge Garcia, durante uma conferência de imprensa dedicada à edição de 2025 do Festival da Gamboa.
O autarca adiantou ainda que a última tranche do apoio financeiro já está a ser tratada, e deverá ser entregue aos grupos ainda durante esta semana.
Por outro lado, Jorge Garcia manifestou estranheza quanto à atitude dos responsáveis dos grupos, que optaram por expor a situação à comunicação social em vez de dialogarem directamente com a Câmara.
“Acho que esse comportamento não deveria acontecer dessa forma. Estamos a falar de um aumento de 150% no apoio atribuído aos grupos em relação a anos anteriores aqui na Praia”, sublinhou.
Jorge Garcia questionou ainda a real dimensão das dívidas dos grupos e a forma como os apoios foram geridos. “Gostaria de saber qual o volume de dívida que os grupos ficaram por pagar. Se estão a reclamar por 600 contos, então não conseguiram pagar nada? É isso que gostaria de entender”, apontou.
O vereador apelou à reflexão por parte dos grupos sobre os montantes recebidos. “Foi um bom Carnaval. É importante refletir sobre os recursos disponibilizados e o impacto que tiveram no desfile na avenida”.
Por fim, Jorge Garcia defendeu que os grupos devem começar a criar os seus próprios fundos, de forma a não dependerem exclusivamente da autarquia para realizar o evento. “Os grupos que participam no Carnaval precisam de encontrar formas de sustentabilidade, criar fundos próprios e estabelecer linhas de crédito com fornecedores. O apoio da Câmara é certo, mas não pode ser a única fonte”, concluiu.
Ainda assim, garantiu que a Câmara Municipal da Praia está disponível para manter um diálogo contínuo com os grupos, “com o objectivo de resolver todas as questões de forma construtiva”.