A exposição é promovida pelo Ministério das Comunidades. A abertura oficial da exposição acontece esta sexta-feira, 30, às 17h00, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
A mostra estará patente ao público de 30 de Maio a 18 de Junho de 2025.
Segundo uma nota do Ministério das Comunidades, a mostra tem como tema central a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres na sociedade cabo-verdiana, e apresenta uma série de obras que revelam “olhares” e narrativas de mulheres que, apesar de terem desempenhado papéis significativos no desenvolvimento do país.
“Através de uma abordagem estética e simbólica, “OLHAR’ÈS” convida à reflexão sobre a memória coletiva, o papel das mulheres na história nacional e a urgência de uma valorização mais equitativa dos seus contributos”, revela.
Natural de Santo Antão, Délio Leite é filho de professores reformados, que sempre o ensinaram que o conhecimento não ocupa espaço, pelo contrário, expande horizontes, facto que o permite actuar em áreas distintas, sendo também arquitecto, designer, formador e organizador de eventos.
O artista plástico é um defensor nato da igualdade da justiça, tendo bem cedo se tornado num activista, sempre criando iniciativas que defendem causas sociais.
Nos últimos seis anos, tem-se dedicado muito à causa da mulher, aliando quase sempre a sua arte à (des)igualdade de género.