Segundo uma nota divulgada pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal, o novo álbum celebra 50 anos de independência de Cabo Verde e das outras ex-colónias portuguesas, com um olhar poético e musical sobre esse marco histórico.
“Cantor, guitarrista, compositor, poeta, escritor, pensador e até ex-ministro da Cultura, Mário Lúcio é tudo isto e muito mais para os cabo-verdianos. Defensor da crioulização, a obra do artista é um tributo sensível e apaixonado à fertilização cruzada que moldou a cultura do seu país”, sublinha.
O título do álbum, “Independance”, une as palavras independência e dança, e alude ao regresso das danças folclóricas que outrora foram proibidas, bem como à abertura musical que se seguiu à independência.
Nesse espírito, o disco mergulha nos ritmos urbanos e tradicionais de Angola, Congo, Guiné, Nigéria, Gana e Senegal.
Este é o sétimo álbum de Mário Lúcio, conhecido por uma carreira multifacetada, marcada pelo compromisso com a cultura de Cabo Verde.