Segundo o Centro Cultural Português Praia, o júri decidiu, por unanimidade, seleccionar as propostas de trabalho de Marta Azevedo e de Stendly Neves, considerando serem, no universo das candidaturas admitidas, as que melhor se enquadram na lógica do presente programa de intercâmbio artístico.
“Foi também destacado pelo júri o impacto e benefícios destas residências e as trocas de experiências que proporcionam para a actividade artística dos candidatos vencedores e para os projectos apresentados”, referiu.
A mesma fonte frisa que o programa foi criado ao abrigo do protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e visa incentivar a criação artística e a aposta na internacionalização da cultura.
Esta iniciativa destina-se a fotógrafos de nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana, em início de carreira, com experiência e participação em projectos na área da fotografia, que pretendam desenvolver um projecto de criação artística.
Vencedores
Marta Azevedo é fotógrafa, escritora e está a acabar o curso de Filosofia. Procura, com um olhar laico e inquieto, linguagens díspares por onde possa gesticular lugares outros e fazer mundo. Envolve-se activamente em projectos pela promoção da igualdade, integração e escuta das margens.
Inscreve no seu trabalho uma paixão curiosa e brinca seriamente com as diferentes formas de construir espaço e identidade. Encontra na fotografia um meio comprometido de relação com o corpo político; uma oportunidade de dar voz às suas inquietações femininas e anunciar a sua fome por uma doce representatividade.
Stendly Neves é um jovem líder, dinâmico, proactivo, empreendedor, activista, promotor do Associativismo e do Voluntariado, recém-formado em Administração Pública e Autárquica, Produtor de Eventos e Fotógrafo de profissão, com vasta experiência na área, considerado como um dos pioneiros da nova geração de fotógrafos do país e um agente de mudança sempre interessado no bem-estar e desenvolvimento da comunidade e do país em geral. Gosta de travar um diálogo construtivo e abordar as questões globais mais pertinentes.