Promovido pela Escola Pentagrama, no âmbito do projecto “Notas de Infância, Acordes e Palcos de Futuro”, o espectáculo conta com a produção da produtora InSulada. O espectáculo contará ainda com a participação especial dos alunos e colegas da Escola Pentagrama.
Segundo uma nota da InSulada, o concerto marca um momento importante no percurso artístico da intérprete, que actualmente estuda “Music Culture” na Eszterházy Károly Catholic University, na Hungria.
Para a produtora, o espectáculo no CCP será uma oportunidade de partilha e celebração da identidade musical cabo-verdiana, com arranjos sensíveis, técnica apurada e profunda expressividade.
De acordo com a mesma fonte, Gabriela iniciou o seu percurso musical na Escola Pentagrama, “uma referência no ensino artístico em Cabo Verde, que tem desempenhado um papel fundamental na formação musical de crianças e jovens, incentivando o talento e a dedicação desde cedo”.
Na mesma nota, a jovem artista relembra que o seu primeiro contacto com a Escola Pentagrama e o primeiro espectáculo ali realizado foram momentos decisivos na sua vida.
Outro marco especial da sua trajectória foi a participação no Festival Master Cordas, onde actuou ao lado da colega Elena, com quem dividiu o palco na abertura do evento.
Com a orientação do professor Tó Tavares e o apoio da escola, Gabriela aprofundou os seus estudos musicais no exterior, mantendo, contudo, um forte compromisso com as suas raízes.
Um dos seus objectivos é especializar-se em transcrição e escrita musical, com foco na adaptação do repertório tradicional cabo-verdiano para guitarra, contribuindo assim para a sua preservação e valorização.
A geração de Gabriela representa uma nova vaga de músicos comprometidos com a continuidade e evolução da música cabo-verdiana, respeitando a tradição e, ao mesmo tempo, inovando com novas abordagens e interpretações.