Segundo o IPC, a descoberta ocorreu durante a escavação das valas destinadas à instalação das sapatas que irão sustentar o coro alto da igreja.
“Face à relevância patrimonial do achado e à antiguidade do edifício, foi imediatamente assegurado o acompanhamento arqueológico da intervenção, através da presença de uma técnica arqueóloga do Instituto do Património Cultural”, informou.
O IPC acrescenta que, entre os procedimentos já realizados, destacam-se a avaliação inicial dos vestígios, o acompanhamento da abertura das restantes valas e a documentação rigorosa dos achados.
A reabilitação da Igreja de São Roque teve início no final de Janeiro, com conclusão prevista ainda para este ano, representando um investimento de 33 mil contos.
O projecto integra o Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), no seu Eixo IV – Valorização do Património Histórico, Cultural e Religioso, sendo financiado pelo Governo de Cabo Verde e coordenado pelo IPC, em parceria com a Infraestruturas de Cabo Verde, numa ação estruturante de preservação e valorização do património religioso e histórico nacional.