As intervenções enquadram-se no projecto de requalificação urbana e ambiental da Cidade Velha – Património Mundial, e é uma iniciativa que contempla, entre outras acções, a requalificação urbanística do bairro, a melhoria do percurso pedonal que liga os dois principais monumentos religiosos, a instalação de sinalização e interpretação patrimonial, iluminação estética e paisagística, bem como a criação de infraestruturas de lazer para a comunidade, incluindo um parque infantil.
Augusto Veiga disse que estão a decorrer as intervenções de requalificação da componente urbana da Cidade Velha, com o objectivo central de melhorar a qualidade de vida da população local.
O governante sublinhou que a comunidade está directamente envolvida e integrada nas acções em curso.
“A requalificação irá melhorar significativamente a circulação na Cidade Velha, criando melhores condições de mobilidade e potenciando benefícios para o desenvolvimento do turismo”, destaca.
Por sua vez, o Cardeal Dom Arlindo Furtado mostrou-se satisfeito com o progresso das obras.
“Fiquei muito bem impressionado com o que vi. A Cidade Velha encerra ainda muito por descobrir. É fundamental preservar aquilo que os nossos antepassados construíram, mas também pensar no que podemos acrescentar para gerar valor para o futuro e para as novas gerações”, afirmou.
As intervenções em curso na Cidade Velha contam com financiamento do Governo de Cabo Verde, através do Banco Mundial, no âmbito do Projecto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, e do Fundo do Turismo.
No total, está previsto um investimento global superior a 300 mil contos, distribuído por oito projectos destinados à valorização e preservação do sítio histórico.
homepage








