Segundo uma nota do Ministério da Cultura das Indústrias Criativas, integram ainda a delegação dançarinos, músicos, intérpretes, artesãos e artistas plásticos das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e Santiago. Cabo Verde estará representado pelos dançarinos Milena Tavares e Ilton Rodrigues (Santo Antão) e Flávio Gomes (Santiago); pelos músicos Ary Duarte “Arymar” (Santo Antão), Magik Santiago, Joscelino Tavares e Renato Pereira (Santiago); pelas artesãs Janilda Monteiro (São Vicente) e Maria Évora (Santiago); pelo artista plástico Randy Pinto (Sal); e pela intérprete Ineida Moniz (Santiago).
O Ministério da Cultura indica que a edição deste ano tem como objectivo o reforço do património cultural de artistas, artesãos e tecelões nacionais e internacionais, bem como a dinamização das actividades intelectuais e comerciais associadas ao sector cultural.
De acordo com a organização, o Festival Internacional de Artesanato de Surajkund não é apenas um evento, mas uma celebração da unidade cultural da Índia, do artesanato e do espírito de autossuficiência, reafirmando o compromisso com a preservação do património cultural, a promoção de meios de subsistência sustentáveis para artesãos e criadores, e o reforço da cooperação cultural internacional.
O evento contará, nesta edição, com a participação de cerca de 800 expositores provenientes de mais de 50 países, bem como com mais de 1.200 bancas destinadas à exposição e comercialização de artesanato tradicional.
A mesma fonte sublinha que o festival aposta ainda na promoção do saber-fazer artesanal, reforçando a autossuficiência, ampliando o potencial de exportação e oferecendo aos produtos locais uma plataforma de projeção internacional, concretizando assim a visão “Do Local ao Global”.
homepage








