​Ministro da Cultura preside abertura da formação “Paz Como Se Faz” na ilha do Fogo

PorDulcina Mendes,30 jan 2026 15:08

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO de Cabo Verde (CNU), Augusto Veiga, vai presidir neste sábado, 31, em São Filipe, na ilha do Fogo a cerimónia de abertura da formação “Paz Como Se Faz”.

Segundo uma nota do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o projecto "Paz Como Se Faz" nasceu com o propósito de capacitar e sensibilizar a sociedade cabo-verdiana para a importância do diálogo, da resolução de conflitos e do respeito mútuo como pilares de uma convivência harmoniosa.

Inspirada nas iniciativas de sucesso da UNESCO, esta intervenção integra a educação para a paz como um mecanismo essencial para o desenvolvimento sustentável e a coesão social.

A mesma fonte explica que programas semelhantes já demonstraram resultados positivos em países como Brasil, Moçambique e Costa Rica, fortalecendo a cultura de paz e o envolvimento cívico.

Ao longo de 2025, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da CNU, em parceria com o Ministério da Educação e a Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), realizou sessões de capacitação nas ilhas de São Vicente e Santiago, abrangendo 12 escolas secundárias, 28 professores e 150 alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos.

Em São Filipe, a formação irá decorrer de 31 de Janeiro a 7 de Fevereiro e contará com cerca de 30 formandos, abarcando alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos e professores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,30 jan 2026 15:08

Editado porAndre Amaral  em  3 fev 2026 23:22

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.