Segundo o presidente da SOCA, Danny Spínola, as actividades arrancam esta sexta-feira, 20, na Cidade da Praia, com um concerto que contará com os artistas Tibau Tavares e Zequinha Magra. Durante o evento, será feita a distribuição de direitos autorais nos domínios da Música, Fotografia, Teatro e Escrita.
“Vamos fazer uma homenagem a um grande pintor, nosso associado, Nelson Lobo, que tem estado em destaque na nossa revista. Pensamos que este seria um momento especial para lhe prestar um reconhecimento público”, afirmou.
Dando continuidade às comemorações, no dia 28 será realizado um grande espectáculo com artistas do domínio digital, também na Cidade da Praia. Na ocasião, serão distribuídos direitos autorais a cerca de oito a dez criadores desta área.
Danny Spínola considera que será um momento especial, que contará ainda com convidados em cartaz.
Para o mês de Março, estão igualmente programadas actividades para assinalar o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore, com destaque para uma arruada poética na Cidade Velha.
Na ilha de Santo Antão, a SOCA pretende apoiar a abertura de uma biblioteca municipal. “Já realizámos iniciativas semelhantes nos Mosteiros, em São Filipe e em municípios do interior de Santiago. Queremos agora concretizar este momento especial em Santo Antão”, explicou.
Outras actividades estão ainda agendadas para o mês de Abril.
Danny Spínola assegura que a instituição aposta fortemente na promoção dos seus autores e artistas, através da revista e do site da SOCA. “Para nós, é muito importante valorizar os nossos criadores. Não se trata apenas de distribuir direitos. Já realizámos várias galas de homenagem, desde Titina Rodrigues, Djosinha, Zezé e Zeca de Nha Reinalda, Assol Garcia e Gardenea Benros”, destacou.
O presidente acrescentou que o trabalho da SOCA tem-se estendido à diáspora. “Já fizemos entrega de direitos em Lisboa, nos domínios da escrita e da música; em Luxemburgo, abrangendo também França, Holanda e Suíça; e nos Estados Unidos, onde homenageamos Vuca Pinheiro. Armando de Pina e Querino do Canto são outros nomes que reconhecemos. São iniciativas que consideramos fundamentais”, concluiu.
homepage








