​Filme “Manuel d’Novas-Coração de Poeta” exibido na Holanda

PorDulcina Mendes,10 mar 2026 9:23

O filme “Manuel d’Novas-Coração de Poeta”, do realizador cabo-verdiano Neu Lopes, será apresentado no dia 26 deste mês, na Holanda (Países Baixos). A ante-estreia do documentário aconteceu no ano de 2019, na ilha de São Vicente.

“Manuel d’Novas-Coração de Poeta” é uma longa-metragem de género documentário que retrata a obra de um dos maiores compositores cabo-verdianos de todos os tempos.

Manuel de Novas, ou Manel d' Novas, nascido em Santo Antão em 24 de Dezembro de 1938 e falecido em São Vicente em 27 de Setembro de 2009, foi um dos compositores cabo-verdianos com maior reconhecimento a nível internacional.

Batizado como Manuel de Jesus Lopes, Manuel de Novas escreveu músicas como “Estrangêr ê um ilusão”, “Lamento d'um emigrante” ou a tão conhecida morna “Biografia dum criôl”, entre muitas outras mornas e coladeiras, e foi, por isso, considerado um dos mais importantes trovadores de Cabo Verde, e o compositor preferido de Bana, Ildo Lobo, Cesária Évora, entre muitos outros intérpretes que, até hoje, o cantam.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,10 mar 2026 9:23

Editado porAndre Amaral  em  10 mar 2026 14:23

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.