Jogos da Lusofonia adiados para Janeiro de 2014 em Goa

PorRendy Santos,23 set 2013 10:54

A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) decidiu hoje em Assembleia-Geral extraordinária adiar para 18 a 29 de Janeiro de 2014 a terceira edição dos Jogos da Lusofonia previstos para Novembro.

O adiamento dos jogos "foi uma decisão unânime" dos associados da ACOLOP e "mostra a grande unidade" existente na associação, explicou Alex Vong, presidente da ACOLOP.

O mesmo responsável recordou que a "força da ACOLOP reside na solidariedade e cooperação" entre todos os membros e que "é necessário perceber que nem todos os comités olímpicos participantes" possuem as mesmas capacidades de realização.

"Por isso é preciso entendimento no sentido do reforço da unidade continuidade dos Jogos da Lusofonia", afirmou.

O adiamento dos Jogos da Lusofonia acontece porque as instalações desportivas necessárias aos jogos não estão todas concluídas prevendo-se, no entanto, para breve a conclusão dos trabalhos.

Na reunião que decorreu em Macau ficou também decidida uma visita de inspecção a Goa em Dezembro.

Antes da prova na Índia, os membros da ACOLOP podem participar noutros eventos em conjunto como seja a Volta do Cacau do ciclismo em São Tomé e Príncipe ainda em Setembro, a Maratona Internacional de Macau e a corrida de São Silvestre em Luanda, ambas no mês de Dezembro.

O adiamento dos Jogos poderá, contudo, limitar a participação de alguns países em todas as nove modalidades como é o caso de Portugal.

Em declarações à agência Lusa, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, disse que o adiamento dos jogos "é a solução possível atendendo ao atraso" da construção das infra-estruturas".

"Para nós não é positivo porque vai mexer com os quadros competitivos quer nacionais quer internacionais que já estão programados, mas enfim, as circunstâncias assim o impuseram", disse o mesmo responsável.

José Manuel Constantino disse também que será "muito difícil" Portugal participar em todas as modalidades, "designadamente nas colectivas", embora tudo tenha de ser conversado e decidido com as federações.

"Faremos os possíveis para ter uma delegação condigna, mas respeitando também aquilo que são os compromissos das nossas federações nacionais", acrescentou.

Para o futuro dos Jogos da Lusofonia, José Manuel Constantino defende que há que olhar para a questão e "fazer uma reavaliação se o modelo é o adequado e se há condições para este regime de rotatividade entre os países na realização dos Jogos da Lusofonia", até porque, defendeu, replicar Macau é difícil até porque custa dinheiro.

"Temos que verificar se sim ou não este modelo é o modelo exequível ou se, por outro lado, pode haver a realização de jogos que envolvam todos os países integrantes da ACOLOP sem, naturalmente, terem a expressão que têm tido até à data até porque é muito difícil de manter e de sustentar, até porque é muito caro", concluiu.

Autoria:Rendy Santos,23 set 2013 10:54

Editado porRendy Santos  em  23 set 2013 11:28