A primeira atleta olímpica de Cabo Verde mostrou-se honrada por ter sido eleita por unanimidade.
A recém-eleita presidente da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Cabo-verdiano promete levar ideias e formatar projectos que contemplem não só o desporto de alto rendimento, mas também o desporto como formador da cidadania e sua importância social.
Eleita na assembleia-eletiva de 03 de Janeiro, na sede do COC, na Cidade da Praia, Isménia Frederico afiançou à Inforpress que a sua eleição para este órgão representa a “total confiança” dos colegas atletas em relação à sua pessoa.
“O meu nome foi indigitado pelo meu colega atleta olímpico António Zeferino e fiquei honrada em ser eleita por unanimidade à presidente da Comissão dos Atletas de Cabo Verde”, atestou, ressalvando que criação desta comissão “mostra que o desporto está ganhando uma importância cada vez maior para a sociedade cabo-verdiana”.
A primeira atleta olímpica de Cabo Verde disse que a sua equipa vai estar atenta às necessidades do desporto cabo-verdiano e promete seguir as diretrizes da Comissão dos Atletas do Comité Olímpico Internacional.
Constituída ao abrigo da Regra 28.1.3 da Carta Olímpica e nos termos do disposto no Artº 36º dos Estatutos do COC, a Comissão dos Atletas tem a finalidade de proceder a análise das circunstâncias que envolvem e condicionam o treino e a competição dos atletas olímpicos, ou no percurso olímpico.
Constituem ainda papel desta comissão, apresentação de propostas para a sua melhoria ao COC e às federações das modalidades, assim como a colaborar no Programa de Preparação Olímpica e na formulação do regulamento de participação nos Jogos Olímpicos.
Esta comissão é constituída por seis elementos, sendo que apenas dois atletas olímpicos fazem parte dos membros ordinários do COC com direito ao voto.
Isménia Frederico assume a presidência, na qualidade da primeira atleta olímpica, Bernardete Costa (representante de andebol) fica na vice-presidência, enquanto Malany Barbosa (Comissão Nacional de Ginástica) faz o papel de secretária.
Valter Lima, da Federação Cabo-verdiana de Voleibol, é o tesoureiro, ao passo que o antigo atleta olímpico António Zeferino e o taekwondista Fredson Gomes assumem as funções de vogais.
Fonte: sapo.cv