O desporto brasileiro está de luto. João Havelange, que havia sido internado em Julho, no Rio de Janeiro, devido a uma pneumonia, segundo o canal brasileiro ESPN, morreu aos 100 anos
Nascido a 8 de maio de 1916, no Rio de Janeiro, Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange era filho de um comerciante de armas belga, que se tinha radicado na cidade brasileira.
Desde cedo começou a praticar desporto pelo Fluminense, clube do coração, tendo jogado futebol durante alguns anos. Mas foi dentro de água que se destacou. Participou nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, na natação, e voltou a participar em 1952, em Helsínquia, como jogador de pólo aquático. Foi, de resto, nessa modalidade que ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em 1955.
Em 1963 entrou para o Comité Olímpico Internacional, começando uma carreira internacional de dirigente desportivo cujo ponto alto ocorreu em 1974, quando foi eleito presidente da FIFA, mantendo-se no cargo até 1998. Nem tudo foram rosas, porém, com o nome do brasileiro a ser várias vezes incluído no escândalo de corrupção que envolveu a organização que gere o futebol mundial nos últimos anos.
Em 2015, numa homenagem do Rio de Janeiro, viu o seu nome atribuído ao Estádio Olímpico onde se disputam agora as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos.