Cabo Verde aceite nas eliminatórias do Afrobasket2017

PorExpresso das Ilhas,17 fev 2017 15:22

1

A informação foi avançada hoje por Henry Gomes, elemento do departamento africano da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África).

A informação foi avançada hoje por Henry Gomes, elemento do departamento africano da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África).

 

A FIBA-África aceitou o pedido de Cabo Verde para participar nas eliminatórias de qualificação para o Afrobasket2017, uma solicitação que foi um recuo na decisão da federação de não inscrever a selecção por falta de dinheiro.

A informação foi avançada hoje à Rádio de Cabo Verde (RCV) por Henry Gomes, elemento do departamento africano da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) e que já foi o presidente da Assembleia Geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB).

"Efectivamente, vi a circular da FIBA-África que diz que a solicitação de Cabo Verde (para participar nas eliminatórias do Afrobasket) foi aceite", informou Henry Gomes.

No início do mês, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) decidiu não inscrever a selecção nas eliminatórias do Afrobasket, alegando falta de dinheiro e dívidas da anterior direcção.

A decisão gerou muita polémica no país e não agradou os jogadores seleccionáveis, tendo um grupo de antigos atletas, liderados por Rodrigo Mascarenhas, iniciado contactos para formar uma equipa para liderar o basquetebol cabo-verdiano e ainda levar a selecção à fase de qualificação.

Na semana passada, o Tribunal e a Polícia Nacional estiveram na sede da FCBB para penhorar alguns bens para saldar as dívidas contraídas pela federação, que nos 12 anos anteriores foi liderada por Kitana Cabral.

No mesmo dia, os membros da direcção da FCBB, liderados por André Delgado, colocaram os seus cargos à disposição e convocaram uma assembleia geral extraordinária electiva para o prazo de 60 dias.

A direcção demissionária ainda realizou um encontro com o director-geral dos Desportos, Anildo Santos, e o Governo enviou um pedido à FIBA-África para avaliar a possibilidade de se integrar a selecção sénior masculina nas eliminatórias.

Segundo Henry Gomes, o pedido foi aceite e Cabo Verde tem até a próxima segunda-feira, dia 20, para confirmar a participação no apuramento para a prova máxima de selecções de basquetebol em África.

O responsável da FIBA-África avançou que as eliminatórias vão acontecer em dois minicampeonatos, o primeiro de 17 a 19 de Março, em Bamako (Mali), e o segundo de 24 a 26 de Março, em Dakar (Senegal).

A Guiné-Conacri será a outra equipa da Zona II Africana a participar no torneio qualificativo.

Henry Gomes salientou que se Cabo Verde tivesse participado desde o início, seria realizado um sorteio com jogos em casa e fora, mas agora será o país a adaptar-se ao campeonato agora a quatro, mas que inicialmente foi programado a três selecções.

Os dois vencedores do conjunto dos dois minicampeonatos qualificam-se para o Afrobasket, que será disputado de 19 a 30 de agosto em Brazzaville, no Congo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,17 fev 2017 15:22

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 fev 2017 14:36

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.