Campeonato Individual Absoluto de Xadrez arranca do mês de Setembro

PorAntónio Monteiro,16 jul 2017 10:01

A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) fixou para 13 a 17 de Setembro a realização 1º Campeonato Nacional Individual Absoluto em local ainda a designar. O regulamento desta prova maior do xadrez cabo-verdiano foi enviado sexta-feira última a todas as associações que deverão inscrever os seus campeões regionais até o dia 31 de Agosto. Ou seja, até esta data limite as associações regionais terão de ter já apurado os seus respectivos campeões regionais. 

De acordo com o regulamento, terão direito a participar no Campeonato Nacional Individual Absoluto 2016/2017, desde que devidamente filiados na FCX, os seguintes jogadores: os campeões regionais de São Vicente, de Santo Antão, do Sal, da Praia, de S. Nicolau e o jogador com melhor Elo FIDE na lista da FIDE a ser publicada no início de Agosto de 2017. Havendo vagas por não inscrição de jogadores apurados nas alíneas anteriores, estas serão preenchidas pelos jogadores com melhor Elo FIDE e até perfazeram um total de seis participantes.

O Campeonato Nacional Individual Absoluto será disputado em Sistema de todos contra todos a 5 rondas, em partidas de 90 minutos para 40 lances, mais 30 minutos para o resto da partida, com um acréscimo de 30 segundos por lance por jogador, a partir do primeiro lance. Ao vencedor será conferido o título de Campeão Nacional Individual Absoluto 2016/2017 e serão atribuídos troféus aos primeiros classificados. A prova será homologada pela FIDE. Conversamos com o presidente da Federação Cabo-verdiana do Xadrez Francisco Carapinha que tece algumas considerações sobre o certame.

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 815 de 12 de Julho de 2017

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,16 jul 2017 10:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 jul 2017 12:08

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.