Romário Lima é Campeão Regional de Santo Antão de Xadrez

PorAntónio Monteiro,19 mai 2018 8:03

​Romário Lima, ao vencer todas as partidas do II Campeonato Regional Individual (CRIA) de Santo Antão, obteve o título de Campeão Regional da ilha das montanhas, destronando assim, Arlindo Rodrigues que acabou na 4.ª e ultima posição.

Quatro participantes, 3 representantes do Solpontense e 1 do Clube Desportivo S. Pedro Apóstolo, recentemente filiado na FCX, disputaram este fim-de-semana na Ribeira Grande, o título que garantiu a Romário Lima, presença na fase preliminar do CNIA 2018.

Recordamos que todas as restantes Associações Regionais de Xadrez já realizaram os seus campeonatos regionais individuais.

S. Vicente deu o “pontapé de saída” e de 27 a 29 de Abril. O Centro de Estágio da Federação CV de Futebol foi palco do III Campeonato Regional Individual Absoluto (CRIA) da ilha do Monte Cara onde, surpreendentemente, Hermes Costa, veterano que representa o G. S. Castilho, arrebatou o título de Campeão Regional 2018, destronando assim, Aguinaldo Vera-cruz.

Na 2.ª posição ficou Henry Fernandes e a fechar o pódio Arlindo Fonseca.

Ainda decorria o Regional de S. Vicente quando, na Biblioteca Jorge Barbosa em Espargos, se iniciou o II CRIA 2018 do Sal que após 6 sessões, sem qualquer surpresa, pois a sua força de jogo é muito superior á dos seus restantes opositores, o MI cubano Mariano Ortega renovou o título conquistado o ano anterior.

Na 2.ª posição ficou Sidney Spínola que, por ser o melhor cabo-verdiano no torneio, ganhou o direito de representar o Sal na fase preliminar do CNIA 2018. A fechar o pódio ficou Célia Rodriguez Guevara, esposa de Ortega.

Ainda não tinha terminado o Regional do Sal, quando a capital iniciou o seu CRIA 2018, o primeiro torneio ali realizado com homologação da Federação Internacional (FIDE).

Sabia-se de antemão que no final do CRIA 2018 a Praia iria ter novo Campeão Regional, pois Luís Barros, o campeão em título, não se inscreveu para defender o que tinha conquistado a época transacta.

No final das 5 rondas, Gil Teixeira, Campeão Nacional de Semi-rápidas em 2017, superiorizando-se à concorrência, conquistou o título de Campeão Regional da Praia 2018, seguindo-se-lhe David Anes Monteiro na 2.ª posição e Daniel Pires no último lugar do pódio.

Em S. Nicolau, no dia 4 de Maio, as portas da Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, abriram-se para receber o II CRIA da ilha do Chiquinho, o primeiro torneio realizado naquelas terras com homologação da FIDE. Durante 3 dias, em 5 sessões, 10 jogadores, 9 dos quais dos escalões jovens, disputaram entre si o título de Campeão Regional numa “luta” bastante renhida, obrigando à realização de um match de desempate para saber quem levaria o ceptro.

Iliano Santos, um jovem com apenas 15 anos, vencendo as duas partidas rápidas do match de desempate, acabou por levar a melhor sobre o seu adversário, Nelson Ramos, destronando-o e tornando-se, actualmente, no Campeão Regional mais jovem de Cabo Verde. Nelson Ramos que perdeu aqui o título conquistado o ano anterior, ficou em 2.º lugar e Márcio Santos, embora com o mesmo número de pontos que Mário Monteiro, mas com melhor desempate, fechou o pódio.

Fonte: Federação Cabo-verdiana de Xadrez.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 859 de 16 de Maio de 2018.

Autoria:António Monteiro,19 mai 2018 8:03

Editado porAndre Amaral  em  20 mai 2018 7:23