Este torneio vai apurar os três jogadores que se vão juntar ao campeão nacional em título (António Monteiro) e aos segundo e terceiro melhores do Elo Nacional (Luís Barros e Éder Pereira) para a disputa do Campeonato Nacional Individual Absoluto, que se realiza de 4 a 8 de Julho, na Cidade do Mindelo.
Sessões e horário
Em virtude de serem 27, o número total de inscritos para a Fase Preliminar foi decidido que a competição será realizada em 6 rondas. Foi assim, suprimida a sessão n.º 7 prevista para o dia 4 de Junho, passando o calendário definitivo a ser o seguinte:
Dia 31/05/2018 (quinta-feira)
Dia 01/06/2018 (sexta-feira-Feriado)
Dia 02/06/2018 (Sábado)
Dia 03/06/2018 (Domingo)
Ranking provisório
Como a grande maioria dos jogadores não tem ranking e devido ao número ímpar de jogadores, há a grande possibilidade de um jogador com pretenções aos primeiros lugares ficar de bye forçado, obtendo assim um ponto sem jogar e desvirtuando um pouco a competição.Tentando mitigar essa situação, a FCX decidiu atribuir um ranking provisório aos jogadores sem Elo FIDE de acordo com o seguinte critério:
Segundo a organização este ranking provisório só servirá para que os emparceiramentos sejam menos desvirtuados.
A Fase Preliminar do Campeonato Nacional de Xadrez é organizado pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez.
O director do torneio é Manuel António Medina; Árbitro Principal: Francisco Carapinha, Árbitros: Daniel Lopes e Carlos Soares. O rating médio do torneio é de 1242 pontos.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 861 de 30 de Maio de 2018.