Antigo presidente da autoridade antidopagem alerta para “venda desenfreada” de suplementos

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 ago 2018 6:42

Suplementos
Suplementos

​O primeiro presidente da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), Manuel Gomes, alerta as autoridades para a necessidade de um “controlo apertado” sobre a venda de medicamentos e suplementos para atletas em Cabo Verde.

O ex-responsável reclama pelo facto de embalagens de comprimidos e drogas, como anfetaminas e outras substâncias semelhantes, estarem à venda no mercado informal de Sucupira e em estabelecimentos comerciais identificados na cidade da Praia, “a olho nu”, o que motiva os atletas para o seu uso, visando o desenvolvimento da massa muscular.

Este clínico avisa que muitas destes complementos são substâncias químicas de dopagem, o que, a seu ver, sobrecarrega o organismo, exemplificando que já se chegou a ter casos de morte súbita na ilha de São Vicente.

Gomes faz questão de prevenir os atletas para as consequências futuras do uso destes medicamentos e suplemento.

Cabo Verde, recorda, está bem posicionado a nível do continente africano, mas torna-se necessário preservar a imagem do país junto das instâncias internacionais.

A venda destas substâncias no mercado cabo-verdiano já motivou a preocupação da Agência Mundial Antidopagem, alegando que esta organização teve de solicitar informações sobre o papel das alfândegas de Cabo Verde na filtragem destes produtos.

Médico na reforma, Manuel Gomes esteve na implantação de luta antidopagem no país, em 2009/10, altura em que a Agência Mundial Antidopagem (AMA) exigia que Cabo Verde acelerasse a apresentação do seu programa nacional.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 ago 2018 6:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 ago 2018 7:11

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.