Para chegar à final, a equipa do Llana, do Sal, venceu na quinta-feira, 09, o Seven Stars, Santiago Sul, nas grandes penalidades por 3-1, depois de um empate a uma bola durante o tempo regulamentar.
As atletas do Mindelense, por seu lado, conquistaram a passagem à final ao derrotar a formação de Atleta de Cristo, campeã de Santiago Sul, por 1-0, com golo de Joseane.
As duas equipas de Santiago Sul ficaram assim fora da final, que este ano vai pautar-se pela ausência do Seven Stars que conquistou os últimos quatro títulos do campeonato nacional de futebol feminino.
Esta será a primeira vez que uma equipa, que não seja da ilha de Santiago, vai vencer o campeonato nacional em feminino, uma vez que em seis edições o Sevens Stars venceu por quatro vezes e a EPIF por duas ocasiões.
A Federação Cabo-verdiana de Futebol, entidade organizadora, além de atribuir troféus colectivos e medalhas para os finalistas, vai distinguir as atletas individuais nas categorias de melhor jogadora, melhor marcadora e guarda-redes menos batido.