Para o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, o IDJ vai permitir reforçar o voluntariado na área da juventude e criar todas as condições para a promoção de desenvolvimento das associações juvenis.
“Criar uma rede nacional de monitorização de seguimento e da aplicação de tudo aquilo que é politica para juventude e desporto”, cita.
O IDJ deverá entrar em funcionamento de 2020. “Com isso, será extinta a Direcção-Geral dos Desportos e assim o Governo terminará a reforma institucional e legal que comprometeu-se com a população cabo-verdiana”.
“É uma medida muito importante e de reforma estruturante, que irá continuar a reforçar o papel dos jovens, quer através do desporto, quer através do associativismo juvenil e das políticas públicas pela área da juventude”, sublinha.
O IDJ irá também intervir na fiscalização e certificação dos espaços de prática desportiva. “Exigir a certificação e licenciamento e a partir daí criar um quadro legal e seguimento de tudo aquilo que é a actividade desportiva e política da juventude".